Artigos

Qual a maior dificuldade na implementação de Controles Internos e os impactos nas organizações?

Trabalho dos alunos da Pós Graduação de Gestão de Riscos e Fraudes da FIA para a disciplina: Introdução e Prevenção a Fraudes – Controles Internos, sinto me bem a vontade de compartilhar com todos os trabalhos de muito bom nivel

As organizações vem, ao longo do tempo e mais acentuadamente após a globalização, passando por um continuo processo de mudanças, na maioria das vezes relacionadas a adequações legais, sociais, adaptação a realidade de novos mercados, entre outras de inúmeras causas. Esse processo além de natural é fundamental para evitar a obsolescência e decorrente fim de uma organização. Vale ressaltar que a economia globalizada traz muitas oportunidades, mas também diversos riscos.

A fim de acompanharmos essa evolução organizacional, cada vez torna-se mais perene a necessidade de implantarmos processos e politicas que possam:

  1. Proteger os ativos, tangíveis ou intangíveis;
  2. Garantir a obtenção de informações mais precisas;
  3. Fomentar a eficiência operacional e/ou administrativa; e
  4. Estimular de forma sistêmica o respeito às politicas impostas pela organização.

Os quatro tópicos supracitados são nada mais nada menos que os principais objetivos e consequência da implementação bem feita, e principalmente bem aceita, de Controles Internos, além, é claro, ser o sonho de qualquer CEO.

No entanto, é obvio que a implementação de Controles Internos enfrenta diversas dificuldades, nos acreditamos que a principal delas é a Cultura Organizacional, pois é através dela que a companhia se relaciona interna e externamente; e principalmente desenvolve todos seus processos produtivos, portanto, se a organização contar com uma cultura sem dinamismo e pouco aberta para inovação o processo de implementação será um pouco mais tortuoso e difícil, mas identificar isso inicialmente é imprescindível para o sucesso da implantação.

Para enfrentar a barreira da Cultura Organizacional é crucial que os responsáveis pela implementação de Controles Internos estabeleçam e desenvolvam técnicas de comunicação que consigam demonstrar todas as vantagens que a implementação pode trazer para a companhia, vale ressaltar que existem os mais diversos públicos dentro de uma organização, assim sendo é fundamental estabelecer comunicação adequada a cada um desses públicos.

Os impactos negativos da não implementação de Controles Internos são exatamente o oposto aos quatro tópicos citados inicialmente, isto posto, basta imaginar que tipos de consequências uma organização teria com ativos pouco protegidos, informações imprecisas, baixa eficiência operacional e pouco comprometimento com as politicas internas.

Nos dias de hoje, com a constante volatilidade dos mercados globalizados e com as margens de lucro cada vez mais estreitas, é crucial que as companhias entendam a importância da implementação Controles Internos, mesmo que isso signifique uma mudança que conflitará com a Cultura Organizacional vigente.

Autores: Bruno Rachid, Bruno Xavier, Carolina Zandonadi, Daniel Ardito, Luis Fernando Rodrigues, Luiz Henrique Piedade, Rodrigo Joia e Simario Matos

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.