Qual o impacto de não ter política de Controles Internos bem estabelecida na empresa?
Trabalho dos alunos da Pós Graduação de Gestão de Riscos e Fraudes da FIA para a disciplina: Introdução e Prevenção a Fraudes – Controles Internos, sinto me bem a vontade de compartilhar com todos os trabalhos de muito bom nivel
Qual a maior dificuldade na implementação de Controles Internos?
A cultura de Controles Internos e Compliance ainda é muito nova no Brasil, este fato, dificulta a disseminação de conhecimento sobre o assunto nas empresas e a receptividade das pessoas em relação a Controles Internos.
Fatores como:
- Resistência a mudanças;
- Falta de conhecimento dos processos;
- Não conscientização da importância da criação de controles, e do cumprimento dos processos/procedimentos internos;
- Prepotência e falta de habilidade de lidar com pessoas por parte do auditor;
Para obter sucesso na implementação de Controles Internos, é essencial que todos os funcionários “comprem” a ideia (missão/objetivos) da empresa e enxerguem valor nas ações e Política Interna. É essencial que os colaboradores acreditem que são parte do negócio e conheçam seu papel, e principalmente que sintam a importância e responsabilidade diante dos objetivos da empresa. Todos devem agir como “donos do negócio”.
Difundir Controles Internos com eficiência implica em que todos estejam conscientes de seu papel. É necessário demonstrar constantemente a eficiência e efetividades das ações implementadas.
Controles Internos não pode ser uma área da empresa e sim atividade desempenhada por todos!
Qual o impacto de não ter política de Controles Internos bem estabelecida na empresa?
Os impactos negativos na corporação são imediatos.
A Vulnerabilidade causada pela falta de uma Política de Controles Internos bem estabelecida diminuem a eficiência e confiabilidade de relatórios e indicadores da organização;
Impede que a empresa tome conhecimento de seus principais riscos, dificultando assim a mitigação destes e melhoria contínua dos processos internos;
Pode impactar na falta de integração entre as áreas, não permitindo a difusão e desenvolvimentos de procedimentos eficazes de forma a atingir e impactar diretamente nos resultados e objetivos da companhia.
Autores: Ana Mirtes, Vinicius Alves, Marcelo Motta e Elisangela Lima