Artigos

Qual a Maior dificuldade na implantação de Controles internos e os Impactos na Organização?

Trabalho dos alunos da Pós Graduação de Gestão de Riscos e Fraudes da FIA para a disciplina: Introdução e Prevenção a Fraudes – Controles Internos, sinto me bem a vontade de compartilhar com todos os trabalhos de muito bom nivel.

Maiores Dificuldades

  • A comunicação é um desafio a ser vencido dentro da organização. As pessoas não se comunicam de forma adequada entre uma área e outra. O principal desafio estratégico global é fazer com que a perspectiva de riscos, seja comunicada e entendida por todos os níveis dentro da organização.
  • A implantação de controles internos é outro fator que encontra muita resistência das pessoas com relação às mudanças de hábitos, o qual torna um desafio intenso em todas as áreas da atividade humana, incluindo as organizações.
  • As empresas tem dificuldade para disseminar e divulgar a cultura de controles internos, pois na prática possuem processos, sistemas, código de ética, manuais de procedimentos, mas não são cumpridos. No geral, as pessoas não estão alinhadas ao conhecimento desses processos. É importante que todos tenham consciência que fazem parte do processo de controles onde todos são responsáveis pelos controles.
  • Outra dificuldade é o comportamento da alta administração no qual a participação é extremamente importante no que tange a efetivação de manter os controles, pois o exemplo vem ou deveria vir de cima “Tone at the top”.

Impactos na Organização

Diante disto, se não houver controles bem definidos e com monitoramento eficazes a organização tende a sofrer grandes impactos tornando frágil, os seus processos. Podemos citar alguns impactos como:

  • Sofrer grandes fraudes internas;
  • Perdas financeiras;
  • Riscos de imagem;
  • Problemas trabalhistas;
  • Falhas em sistemas;
  • Falhas em processos;
  • Interrupção das atividades.

Concluímos que todos dentro da organização são responsáveis pelos controles internos, não somente a Auditoria e a Alta Administração. Com isso, podemos garantir a efetividade do negócio e gerar resultados eficazes.

Os controles internos são essenciais a todas as empresas, pois sem eles ficamos vulneráveis a Riscos e Fraudes. Não podemos acabar com os Riscos, mas podemos reduzi-los a níveis aceitáveis.

Autores: Anderson Zaidan, Diego Satriani, Jorgenys R. dos Santos, Leandro Nunes e Marcos R. Oliveira

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.