LegislaçãoNotícias

Lavagem de dinheiro: COAF renova acordo para receber informações contábeis

logo CFCPor lei, contador é obrigado a repassar atividade de cliente que pareça suspeita ou atípica e que possa ser algum tipo de desvio.

O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Luiz Fernando Nóbrega, é o convidado da nossa Entrevista de Valor no Em Conta desta terça-feira (2). Ele fala da renovação do acordo com o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).

Ouça a entrevista: http://radios.ebc.com.br/em-conta/edicao/2015-12/lavagem-de-dinheiro-coaf-renova-acordo-com-cfc-por-mais-dois-anos

Mais de 520 profissionais de contabilidade, em todo o Brasil, são obrigados a repassar qualquer “informação que possa parecer suspeita”, relativa a seus clientes. Uma vez por ano, em janeiro, caso nada de suspeito tenha acontecido, o contador precisa mandar a Certidão Negativa.

Segundo o nosso entrevistado, esta é uma “interação saudável”. Mas ele faz questão de explicar que este procedimento do contador, a exemplo do que acontece com os bancos, “não é uma investigação”. Ela será feita por outros órgãos, caso assim eles entendam ser necessário. E diz:

“A comunicação, além de uma obrigação social, também serve, para os profissionais honestos e éticos, como sua proteção de eventuais procedimentos futuros.”

Luiz Fernando Nóbrega, dá o seguinte conselho, a nosso pedido, para o contador que porventura esteja nos ouvindo:

“Tenha uma mudança de postura em todo o processo de trabalho, desde a recepção de um cliente novo, quando deve fazer uma análise dele. Veja se ele tem a capacidade financeira, se a empresa dele existe. Conheça as atividades do cliente, atualize sempre, e faça um contrato de prestação de serviços bem respaldado.”

Fonte: EBC Radios

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.

One thought on “Lavagem de dinheiro: COAF renova acordo para receber informações contábeis

  • Newton José de Oliveira Neves

    Interessante este COAF as bilionárias e multimilionárias movimentações financeiras efetuadas pelos inúmeros agentes envolvidos nas operações lava-jato e zelotes passaram completamente despercebidas por este órgão que, ao que tudo indica, seleciona aqueles que devem ser investigados ao seu exclusivo talante.

Fechado para comentários.