Notícias

Hacker russo admite ter roubado US$ 10 milhões

Hackers 1Os investigadores alegam que Yevgeny Anikin, 27 anos, era membro de uma quadrilha internacional de hackers que copiou informações de contas de clientes e elevou os limites máximos de saque diário antes de realizar retiradas de caixas automáticos na Europa, Ásia e Estados Unidos.

“Quero declarar que estou arrependido, e admitir plenamente a minha culpa”, afirmou Anikin em seu depoimento final ao tribunal no qual estava respondendo a acusações de roubo, em Novosibirsk, Sibéria.

Anikin, que foi detido em 2009, comprou dois apartamentos em Novosibirsk, e também um carro de luxo.

A Rússia é a pátria de alguns dos mais renomados hackers mundiais, entre os quais o programador que escreveu o ZeuS, um software prejudicial que é instalado em computadores na forma de spyware e registra todas as teclas digitadas pelos usuários, a fim de capturar senhas. O software ajudou a roubar uma quantia estimada em 10 milhões de dólares.

Anikin, que no momento vive em prisão domiciliar, pediu clemência ao juiz em seu sentenciamento, afirmando que já havia começado a devolver o dinheiro à companhia. O banco vendeu a World Pay em 2010 a um consórcio formado pela Advent International e Bain Capital.

Outro integrante do grupo de hackers foi sentenciado a seis anos de prisão por um tribunal de São Petersburgo, em setembro de 2010.

O juiz do caso, Lyubov Nazarov, afirmou que o veredicto e sentença seriam anunciados na segunda ou na sexta-feira.

Fonte: Thomas Grove , REUTERS,  O Estado de S.Paulo

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.