Notícias

Transformador falha e parte de São Paulo fica 23 minutos sem luz

Semáforos da avenida Paulista, em São Paulo, apagaram com blecaute e trânsito ficou complicado nos cruzamentos
Semáforos da avenida Paulista, em São Paulo, apagaram com blecaute e trânsito ficou complicado nos cruzamentos

Uma falha em um dos três transformadores da subestação Bandeirantes, na zona sul de São Paulo, deixou parte da cidade por 23 minutos sem luz na tarde desta terça-feira.

Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), a falha teve início às 15h11 e a energia foi restabelecida completamente às 15h34.

A CET (Companhia de Engenharia e Tráfego) registrou ao menos 21 pontos da cidade sem luz por volta das 16h. Entre as regiões atingidas estavam a da avenida Paulista, Pinheiros, Vila Mariana, Vila Olímpia, Brooklin, Jabaquara, Moema e Ibirapuera.

A Cteep (Companhia de Transmissão e Energia Elétrica Paulista) –responsável pela transmissão de energia– informou que, com a falha de um transformador, os outros dois foram desligados automaticamente pelo sistema de segurança da subestação.

Segundo a companhia, às 15h21 os dois transformadores voltaram a operar.

“Ao processo final de recomposição das cargas, o sistema de proteção atuou, desligando os dois transformadores por sobrecarga, por volta das 16h40. Os equipamentos foram recompostos e estão em operação desde às 16h45. A companhia está trabalhando junto com distribuidora para realizar o remanejamento das cargas e dividir o atendimento das regiões por outras subestações”, informou a empresa por meio de nota.

Ainda de acordo com a empresa, as regiões atingidas foram as da avenida Paulista, avenida Brigadeiro Luís Antonio, 13 de Maio e imediações, parte da zona sul, como Vila Olímpia, Itaim Bibi, e parte da zona oeste, como Leopoldina, Perdizes, Pinheiros.

As causas do desligamento do transformador estão sendo analisadas pela Cteep.

O aeroporto de Congonhas, na zona sul, também registrou falta de energia, mas as operações de pouso e decolagem não foram prejudicadas. Segundo a Infraero (estatal que administra os aeroportos), o terminal funcionou com gerador das 15h12 às 15h25, quando a energia foi reestabelecida.

A Secretaria de Transportes Metropolitanos informou que a circulação de trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e do metrô não foi afetada.

Apagões

Em maio do ano passado, reportagem da Folha mostrou que a demora na construção de uma subestação de energia elétrica coloca sob risco crescente de apagão 21 bairros de São Paulo — entre eles Moema (zona sul) e Morumbi (zona oeste).

Esse atraso fez crescer o risco de um apagão de maiores proporções, como o de 2008, quando 2,5 milhões de pessoas ficaram sem luz na cidade devido à sobrecarga na subestação Bandeirantes, onde ocorreu a falha hoje.

Fonte:

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.