Em pleno voo, piloto diz por engano que aeronave estava com problema grave, diz passageira
Gestão de Riscos e continuidade de negócios devem ser tratadas de forma que todas as pessoas possam saber como proceder e lendo e ouvindo alguns relatos, vemos que muitos processos falharam, afinal por mais preparados que estejamos, quando a situação acontece, vemos que por mais que capacitemos os colaborados, as falhas poderão ocorrer, portanto antes de criticarmos, devemos avaliar o contexto e buscar melhorias, pois criticar obra terminada é facil, quero ver fazer.
Uma passageira disse em sua conta no Twitter que o piloto do avião da Latam – voo LA 8084, que fez um pouso de emergência na madrugada desta quinta-feira, 20, ao tentar se comunicar com a torre, apertou erroneamente o botão do microfone e informou por engano os passageiros que o sistema elétrico da aeronave tinha parado e o avião estava sem estabilidade. A passageira, identificada apenas como Paula, contou ter vivido momentos de pânico, com cerca de 40 minutos de voo. Foi quando os passageiros ouviram um barulho alto e todas as televisões das poltronas se apagaram.
Em outra postagem, a passageira disse que passados mais 10 minutos, o piloto informou que a aeronave estava com um problema técnico e iria pousar no Aeroporto de Confins em Belo Horizonte. Na sequência, o piloto estava tentando falar com a torre e deixou o speech (sistema de comunicação com os passageiros) aberto. O relato era de que estava às cegas “com problema grave com a aeronave, sistema elétrico parou e também o avião está sem estabilidade”, disse. Após o avião aterrissar, rapidamente os bombeiros jogaram espuma em todo o avião.
Sugestão assistam o filme e entendam que por melhor que sejam os planos, programas, treinamentos, simulações, nada poderá superar o conhecimento e experiência de quem executa as tarefas, isto alinhado será uma ferramenta de gestão de riscos insuperável.