Notícias

BM&FBovespa acredita no fim do IOF sobre ações no curto prazo

A BM&FBovespa acredita que o governo brasileiro deve acabar no curto prazo com o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 2% cobrado do investidor estrangeiro no mercado de ações.

“Acredito mais no curto prazo do que no médio prazo, principalmente em relação ao mercado acionário”, disse Edemir Pinto, presidente da bolsa, ao responder à pergunta de um analista sobre a possibilidade do fim da cobrança, durante encontro com investidores organizado pelo Bradesco BBI em Nova York na tarde de hoje. A cobrança do IOF sobre investimento em ações começou a ser feita em outubro de 2010.

Para ele, o governo agora tem um cenário mais claro de que não é o dinheiro que vai para o mercado de capitais que valoriza o real ante o dólar, e sim a situação de crise internacional.

“Em 2008 saíram US$ 25 bilhões de investimento estrangeiro da bolsa por causa da crise, sendo que esse dinheiro voltou no ano seguinte. Aí em 2010 entraram mais US$ 5 bilhões e neste ano estamos empatados até agora. Não há razão para dizer que é o mercado de capitais (que traz o fluxo)”, afirma Edemir Pinto, que disse que tem conversado com autoridades sobre o assunto.

O executivo voltou a dizer que não espera novos lançamentos de ações em 2011 por conta da crise externa e do tempo curto até o fim do ano, mas ressaltou que existem de 40 a 45 empresas prontas para acessar o mercado assim que abrir uma janela de oportunidade. “Espero que seja já a partir de janeiro 2012. Se existir essa oportunidade, teremos um bom ano em termos de ofertas”, afirmou.

Fonte: Fernando Torres | Valor Economico

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.