Notícias

Bancos brasileiros se mobilizam para evitar lavagem de dinheiro. Mas só agora?

Após a descobertas de contas onde acusados de receber propina na Operação Lava Jato depositavam seus milhões roubados, os bancos estão se mobilizando para implementar mudanças em seus controles internos responsáveis por mapear e evitar operações de lavagem de dinheiro, como noticia o Valor Econômico.

O curioso é que, como se sabe e os próprios envolvidos já admitiram, os roubos na Petrobras aconteciam desde os anos 90. E os casos de recebimento de propinas e fraudes envolvendo grandes cifras não são novidades nem para a sociedade, nem para a polícia, e muito menos para as instituições financeiras.

Surpreende que só agora, com os escândalos sendo exaustivamente expostos nas primeiras páginas dos jornais, os bancos tenham decidido implantar medidas para agir com mais rigor

Fonte: Jornal do Brasil

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.