Artigos

Qual a maior dificuldade na implantação de Controles Internos e os impactos nas organizações?

Trabalho dos alunos da Pós Graduação de Gestão de Riscos e Fraudes da FIA para a disciplina: Introdução e Prevenção a Fraudes – Controles Internos, sinto me bem a vontade de compartilhar com todos os trabalhos de muito bom nivel.

A dificuldade inicial na implantação de Controles Internos (CIs) nas organizações é a definição dos processos chaves a serem mapeados e monitorados. Nesta fase é fundamental que a alta administração tenha uma visão do essencial para o seu negócio, metas estabelecidas e um planejamento estruturado para atingir os seus objetivos.

Definidos os processos entra o fator da cultura empresarial, o qual tem como protagonistas os empregados responsáveis pelos processos e atividades associadas. Esta dificuldade é amenizada em corporações receptivas às mudanças e agravadas nas empresas culturalmente resistentes.

Para criar controles eficazes não basta um bom desenho, que mitigue os principais riscos por um custo compatível com os seus benefícios, mas sim, que eles operem constantemente, pois se houver falhas, pode causar um impacto financeiro (prejuízo), na imagem ou até a descontinuidade do negocio. A operação depende de sistemas e pessoas, sendo que o primeiro depende do segundo, podendo nos levar a conclusão que as pessoas são a maior dificuldade. Porém, este fator pode ser contornado pela comunicação.

Assim, a comunicação é o ponto fundamental para implementação de CIs. A comunicação deve ser clara. Tempestiva, disseminada nas diferentes linguagens empresariais ás diferentes camadas e atingir todos os níveis da corporação.

Quanto aos impactos nas organizações, a implantação de CIs minimiza o risco de erros e desvios, melhora a eficiência das operações, e em alguns casos elimina processos caros e ineficazes, gerando maior conforto para análise dos dados, maior transparência aos acionistas, confiança nas informações e o mais importante, provoca uma mudança cultural nas corporações.

Autores: Andreza Lopes, César Augusto, Luiz Cazarim, Marcia Freire, Marcia Regina, Paula Ianguas

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.