Polícia descobre fraude milionária de cartões de crédito no Paraná
O Setor de Crimes Contra a Economia, Fraudes e Estelionato da Polícia Civil de Cascavel cumpriu na terça-feira (29), dois mandados de busca e apreensão contra dois estudantes de engenharia de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná. Eles são suspeitos de comandar um esquema milionário de fraudes com cartões de crédito, estimado em R$ 2 milhões. Segundo Ademair Braga, delegado da Polícia Civil, após fraudar os cartões de créditos das vítimas, os estudantes compravam pela internet passagens aéreas e as revendiam pela metade do preço em redes sociais.
Segundo a polícia, um dos estudantes confessou, durante interrogatório, que usava o computador pessoal e o da biblioteca da faculdade onde estuda para cometer o crime. “Ele copiava os dados do cartão de crédito, sobretudo o código de segurança que fica no verso”, explica o delegado.
De acordo com as investigações 472 cartões foram clonados de janeiro até o dia 10 de julho deste ano. Ao menos 25 instituições financeiras do Brasil e de outros países, entre eles China, Colômbia e Estados Unidos foram fraudados.
Os estudantes serão indiciados pelo crime de estelionato. “Comprovada à internacionalidade das fraudes, encaminharemos também o caso para a Polícia Federal(PF)”, afirmou Braga. Em relação às pessoas que compravam as passagens dos estudantes pelo valor abaixo do mercado, o delegado afirmou que após identificadas, elas poderão responder pelo crime de receptação.
Os investigadores já identificaram 191 cartões que foram fraudados e os donos desses cartões deverão ser intimados nos próximos dias. “As pessoas que identificarem alguma transação irregular no cartão de crédito deve procurar a delegacia da Polícia Civil de Cascavel para comparar com a listagem que temos”, informou o delegado.