Notícias

Pesquisa sobre Gerenciamento de risco das empresas

Auditores brasileiros não estão tão satisfeitos com o gerenciamento de risco das empresas, segundo um levantamento global da consultoria KPMG, que ouviu 1.800 profissionais do setor.

Entre os 68 membros de comitês de auditoria consultados no Brasil, 13% deles classificam a estrutura de gerenciamento de riscos da empresa como sendo confiável.

Outros 31% afirmaram que a atual estrutura ainda está em estágio de planejamento ou de desenvolvimento. A média global para a mesma pergunta foi de 37% e 14%, respectivamente.

Questionados sobre o nível de satisfação em relação ao monitoramento e à gestão dos riscos da empresa, 29% dos membros dos comitês de auditoria responderam que estão satisfeitos.

Bem abaixo da média global, que contabilizou 48% das respostas para o mesmo quesito da pesquisa.

A volatilidade e as incertezas econômicas, políticas e sociais foram apontadas como sendo os principais desafios a serem superados pelas empresas para 35% dos auditores brasileiros.

O mesmo desafio a ser superado pelas companhias foi apontado por 49% dos entrevistados estrangeiros.

Leia mais em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/mercadoaberto/1260114-minas-assina-acordo-com-empresa-de-cingapura.shtml

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.