Mattos Filho assessora Grameen no país
O Mattos Filho foi contratado pelo Grameen Bank, especializado em microcrédito, para ser o seu escritório de advocacia no Brasil. A associação marca a entrada do banco no país e foi estabelecida dentro do programa de pro bono (sem remuneração) do escritório brasileiro.
O acerto foi concluído ontem em Bangladesh pela advogada Marina Procknor, sócia do Mattos Filhos que está naquele país fazendo um estágio no Grameen, e o criador do banco, o professor de economia Muhammad Yunus. Conhecido como o banqueiro dos pobres e ganhador do Nobel da Paz em 2006, ele é o mentor de um programa de microcrédito de sucesso destinado à população de seu país, um dos mais pobres do mundo.
Pelo programa, a cada semana, quem tomou os recursos presta contas, paga juros e recebe orientação para continuar com seus negócios, em sua maioria ligados à agricultura. Os índices de inadimplência são muito baixos e as notícias são de evolução nos níveis de vida já em três gerações familiares.
A advogada Marina está em Bangladesh há duas semanas vendo de perto o funcionamento dos negócios sociais desenvolvidos por Yunus.
Durante os próximos 15 dias, ainda tem agendadas reuniões para discussões sobre o projeto de trazer o banco para o Brasil.
A expectativa é que o banco comece a funcionar por aqui a partir do ano que vem e a implementação do processo estará sob o comando da advogada brasileira, de 33 anos.
Além do microcrédito, Marina também planeja trazer outras ideias para o Brasil, como a formatação de fundos de investimentos cujos retornos sejam destinados a negócios sociais.
Fonte: Ana Paula Ragazzi, Valor Economico
