Cetip muda estatuto para virar bolsa
O conselho de administração da Cetip aprovou nesta semana mudanças no estatuto que permitirão à companhia se tornar uma operadora de bolsa. A empresa hoje atua apenas no chamado mercado de balcão, no qual são realizados os negócios entre duas partes, sem a intermediação de uma bolsa.
Apesar das alterações, a decisão de prestar serviços de bolsa ainda não está “formalmente tomada”, segundo o diretor vice-presidente financeiro e de relações com investidores da companhia, Francisco Carlos Gomes. “Se a decisão final for a de não atuarmos como bolsa, a mudança no estatuto melhorará a governança da companhia”, afirma.
O executivo reitera que a intenção da Cetip não é competir com a BM&FBovespa, que atualmente é a única empresa autorizada a atuar como bolsa no país. A companhia não pretende atuar como plataforma de negociação de ações e estuda apenas oferecer novos contratos de derivativos, segundo Gomes.
Em outra frente, a Cetip desenvolve um projeto para se tornar uma contraparte central, responsável pela liquidação de operações realizadas entre investidores. Essa condição é necessária para que a companhia ofereça serviços de empréstimo de títulos de renda fixa. Pelo cronograma da Cetip, o projeto deve ser concluído até o fim de agosto deste ano, e dependerá da aprovação dos órgãos reguladores.
A Cetip divulgou ontem à noite o resultado do quarto trimestre e de 2012. Embora tenha sido afetada pela desaceleração na atividade de crédito, a companhia registrou lucro líquido de R$ 77,4 milhões nos últimos três meses do ano, o que representa um aumento de 19,2% em relação ao mesmo período de 2011. Em todo o ano passado, o lucro contábil da Cetip alcançou R$ 275,4 milhões, alta de 24,9% em relação a 2011.
As duas unidades de negócio da Cetip mantiveram o ritmo apresentado nos trimestres anteriores. A receita bruta da área de financiamentos, que realiza o registro de restrições (gravames) de veículos financiados, caiu 4,2% em relação ao quarto trimestre de 2011, enquanto a unidade de títulos e valores mobiliários apresentou uma expansão de 18,3% no faturamento.
De acordo com Gomes, a expectativa é que a Cetip anuncie em um prazo de 30 a 60 dias o nome do novo presidente, que ocupará o lugar de Luiz Fernando Vendramini Fleury. O conselho avalia nomes internos e no mercado, segundo o executivo.
© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.
Leia mais em:
http://www.valor.com.br/financas/3036606/cetip-muda-estatuto-para-virar-bolsa#ixzz2MwbUS5Mp
