Notícias

LAVA JATO: entenda a denúncia de lavagem de dinheiro transnacional

Segundo a denúncia, integrantes do grupo criminoso liderado por Alberto Youssef promoveram a evasão fraudulenta de US$ 78,3 milhões mediante mais de mil contratos de câmbio fraudulentos. Os contratos envolviam as empresas offshores DGX Imp. and Exp. Limited e RFY Imp. Exp. Ltd.

De acordo com a denúncia, para realizar a evasão, eram feitos contratos de câmbio para pagamento de importações fictícias. A inexistência de declarações de importação registradas na Receita Federal demonstram a fraude.

Na denúncia, imputa-se ainda a Alberto Youssef, João Procópio, Leandro Meirelles e Leonardo Meireles o crime de manutenção de depósitos no exterior não declarados, especificamente de US$ 100,9 mil em conta da RFY Import & Export, no Standard Chartered Bank, em Hong Kong.

Há a acusação ainda de uma série de crimes de lavagem de dinheiro por causa da realização de depósitos em contas de diversas empresas no exterior que eram controladas pelo grupo criminoso, e ainda lavagem de dinheiro mediante a simulação de vários contratos de mútuo entre as empresas e que permitiria transferências internacionais entre as contas.

Segundo a denúncia, os crimes de lavagem tinham por antecedentes os próprios crimes financeiros e ainda crimes contra a administração pública e de tráfico de drogas reportados em outras ações penais da Operação Lava Jato.

INFOGRÁFICO ESPECIAL: Veja todos os envolvidos e o que dizem em sua defesa

Fonte: Globo – G1

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.