LAVA JATO: entenda a denúncia de lavagem de dinheiro transnacional

De acordo com a denúncia, para realizar a evasão, eram feitos contratos de câmbio para pagamento de importações fictícias. A inexistência de declarações de importação registradas na Receita Federal demonstram a fraude.
Na denúncia, imputa-se ainda a Alberto Youssef, João Procópio, Leandro Meirelles e Leonardo Meireles o crime de manutenção de depósitos no exterior não declarados, especificamente de US$ 100,9 mil em conta da RFY Import & Export, no Standard Chartered Bank, em Hong Kong.
Há a acusação ainda de uma série de crimes de lavagem de dinheiro por causa da realização de depósitos em contas de diversas empresas no exterior que eram controladas pelo grupo criminoso, e ainda lavagem de dinheiro mediante a simulação de vários contratos de mútuo entre as empresas e que permitiria transferências internacionais entre as contas.
Segundo a denúncia, os crimes de lavagem tinham por antecedentes os próprios crimes financeiros e ainda crimes contra a administração pública e de tráfico de drogas reportados em outras ações penais da Operação Lava Jato.
INFOGRÁFICO ESPECIAL: Veja todos os envolvidos e o que dizem em sua defesa
Fonte: Globo – G1