Notícias

Grandes bancos serão prejudicados por uma exigência maior de capital

capitalOs maiores bancos do mundo deverão ser afetados por uma exigência maior de capital, que cresce progressivamente conforme o porte da instituição, a extensão de suas conexões com outros bancos e o grau de facilidade com que pode ser substituída numa crise, revelaram autoridades reguladoras mundiais ao “Financial Times”. As propostas terão efeitos benéficos para os enormes bancos chineses e japoneses voltados para o mercado interno, e para os bancos europeus e americanos de segunda linha.

As autoridades reguladoras da área financeira e os dirigentes dos bancos centrais das maiores economias mundiais, reunidos sob o âmbito do Conselho de Estabilidade Financeira (FSB, pelas iniciais em inglês), deverão decidir este ano quais são os bancos a serem classificados como instituições financeiras sistemicamente importantes, ou Sifis, e qual será o excedente de capital de primeira linha que eles deverão deter para se respaldar contra prejuízos imprevistos.

Três participantes do processo disseram ao FT que um bloco sólido se uniu em torno da ideia de graduação no excedente de capital, embora alguns países ainda anseiem por um valor único. O FSB deverá propor os critérios para a seleção das Sifis em julho e fará recomendações formais sobre a exigência adicional na reunião dos dirigentes do Grupo das 20 grandes economias (G-20) em novembro.

Os bancos vinham temendo que houvesse uma única grande exigência de capital adicional e advertiram para a possibilidade de ela reduzir significativamente a lucratividade e tolher a concessão de empréstimos e a inovação. Tal como é vislumbrada atualmente, o aumento de capital das Sifis terá de três a seis gradações e vai se sobrepor aos níveis mínimos mundiais de capitalização fixados no ano passado pelo comitê da Basileia de supervisão de bancos.

Os maiores bancos europeus e americanos deverão ser atingidos por grandes exigências adicionais devido à sua complexa estrutura e ao seu alcance mundial, enquanto os bancos chineses e japoneses deverão enfrentar exigências menores. As autoridades reguladoras nacionais aplicarão as exigências às Sifis em suas próprias jurisdições.

“Isso abre toda uma nova série de questões relativas ao grau de livre arbítrio que as autoridades terão”, disse Richard Reid, diretor de pesquisa do Centro Internacional de Regulamentação Financeira. Os bancos europeus e americanos de segunda linha também poderão se beneficiar de exigências mais baixas. “Um sistema ‘escalonado’ poderá ajudar especialmente certos bancos que não estão enfrentando problemas financeiros a evitar diluidoras elevações de capital”, disse Kinner Lakhani, analista de bancos europeus do Citigroup.

A forma que a sobretaxa assumirá ainda está sendo discutida. Embora o capital seja considerado mais seguro, o FSB poderá permitir que os bancos considerados Sifis substituam um volume maior de capital contingenciado – dívidas convertidas em capital diante de uma crise.

Didier Valet, diretor financeiro do Société Générale, citou a possibilidade de exigências de Sifis múltiplas em telefonema a um analista na semana passada.

O HSBC disse na quarta-feira que prevê que sua exigência adicional será de 2,5% a 3,5% dos ativos, corrigida pelo grau de risco.

Fonte: Brooke Masters, Financial Times, Valor Economico

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.