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Correspondentes bancários são 68% dos pontos de atendimento no país

Os correspondentes bancários já respondem por mais de 68% do total de pontos de atendimento do sistema financeiro brasileiro. Não há um único município brasileiro que não tenha um correspondente bancário instalado, segundo o Relatório de Inclusão Financeira divulgado pelo Banco Central.

São, em média, 10,5 correspondentes bancários para cada 10 mil adultos.

No Brasil, 84% dos correspondentes atuam em nome de instituições bancárias. De cada dez correspondentes, nove atendem a clientes e usuários de bancos. Os correspondentes também estão vinculados a sociedades de crédito de financiamento e investimento (2,4%), a sociedades ao microempreendedor e à empresa de pequeno porte (1,2%) e às cooperativas de crédito (1,2%).

A maior parte dos correspondentes está no Sudeste (44%), seguido de Sul (21%) e Nordeste (20%). As regiões Centro-Oeste (7%) e Norte (4%) possuem menos quantidades dessse pontos bancários.

Recebimentos e pagamentos de contas são os principais serviços oferecidos pelos correspondentes bancários: 68% são autorizados a fazer esse tipo de operação no país. É significativa também a quantidade de correspondentes que podem receber e encaminhar pedidos de empréstimos e financiamentos (62%) ou de cartões de crédito (39%).

“Tal quadro indica que o sistema financeiro, além de utilizar fortemente os correspondentes para a realização de pagamentos e recebimentos, diversifica o rol de serviços que pode ser intermediado por eles”, destaca o BC no relatório.

Do total de correspondentes, 26% abrem contas e 37% as movimentam. Ainda há 27% dos pontos que são autorizados a fazer ordens de pagamento.

Sul e Sudeste concentram a maior parte das operações de empréstimos e financiamento, “incrementando, nessas regiões, a rede de pontos em que se contratam, principalmente, crédito de consumo”, acrescenta o BC.

Fonte: Murilo Rodrigues Alves | Valor Economico

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.

One thought on “Correspondentes bancários são 68% dos pontos de atendimento no país

  • Marco Venício

    Um belo artigo. Eu tenho 28 anos tenho uma micro empresa de vendas no Rio de Janeiro, que é correspondente bancária de um dos maiores bancos federais do país. Tenho notado que realmente está havendo um grande crescimento nesta área. Os bancos não querem perder a possibilidade de manter as suas carteiras de clientes sempre ativa. Para isso, trabalham os correspondentes negociais. É bem verdade que o crescimento é notório e progressivo, principalmente aqueles que recebem e e realizam solicitação de empréstimo consignados. É bem verdade também com o grande crescimento destes serviços, cresce também os problemas relacionados a fraudes. Eu acho que deveria haver mais fiscalização, pois a grande parte do nossos clientes potencias não conhecem o correspondente bancário como “correspondente bancário”. Daí, a facilidade de aparecimentos e desaparecimentos de pessoas mãos intencionadas e criminosas.

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