Contabilidade: a profissão do presente e do futuro
A Contabilidade é uma das áreas que mais proporcionam oportunidades para o profissional. O estudante que optou por um curso superior de Contabilidade terá inúmeras alternativas, entre as quais citaremos as seguintes: Contador, Contabilidade de Custos, Contabilidade Gerencial, Auditoria, Analista Financeiro, Pesquisador, Contabilidade Publica, Perito Contábil, Consultor, Professor e Contabilidade Financeira (contabilidade agrícola, contabilidade bancária, contabilidade comercial, contabilidade hospitalar, contabilidade industrial, contabilidade imobiliária, contabilidade pastoril, contabilidade pública, contabilidade de Seguros, etc).
Contabilidade inserida num ambiente conhecido como sociedade do conhecimento. Mola propulsora de desenvolvimento humano e patrimonial. Estruturado através de processos, onde a transformação de dados em informação é um objetivo fundamental para a contabilidade.
Porque as pessoas devem entender de contabilidade?
- O mundo está estruturado em torno do poder e da riqueza;
- A contabilidade serve para atender as necessidades de informações patrimoniais e subsidiarem as decisões;
- Sem contabilidade, é complicado saber se está mais rico ou mais pobre e muito menos o porquê da situação.
Afinal o objetivo é gerar e fornecer informações contábeis a respeito dos patrimônios das entidades de forma útil e relevante para que seus usuários possam tomar decisões.
Sem contar as mudanças no mundo corporativo sobre gestão de riscos, governança de TI, governança corporativa, controles internos entre outras mudanças, mas o profissional de contabilidade não pode ficar fora disso, entendimento de suas atividades e informações, proporcionarão maior reconhecimento de todos.
Em uma aula do mestrado da PUCSP, o nosso professor Dr. Sergio de Iudícibus disse: “o grande problema do profissional de contabilidade é não saber apresentar o seu real valor e objetivo”, entre outras palavras, não sabemos vender o nosso trabalho e as pessoas acham que contador só faz debito e credito e fecha balanço. Necessitamos mudar esta modelo de reconhecimento de nossa atividade.
Por Prof. MSc Marcos Assi, CRISC