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Magazine Luiza compra a rede Baú da Felicidade

Pouco mais de 40 dias após captar R$ 926 milhões na BM&FBovespa, a empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza, abriu a carteira. Por apenas R$ 83 milhões, ela acertou os termos para a compra da rede de lojas Baú da Felicidade, do grupo Silvio Santos, dona de 121 pontos de venda em São Paulo e Paraná. Esse valor não inclui uma dívida estimada em R$ 200 milhões. O negócio foi fechado diretamente entre Luiza e o apresentador Silvio Santos em apenas 15 dias, de acordo com fontes próximas à empresária.

Além do Magazine Luiza, o grupo Pão de Açúcar, que controla a Casas Bahia, o Ponto Frio e o Extra, também estaria interessado na rede varejista. O que pesou à favor de Luiza foi o compromisso assumido por ela de não demitir nenhum dos 1,8 mil funcionários do Baú da Felicidade. Quando comprou a Lojas Maia, da Paraíba, no ano passado, Luiza havia assumido o mesmo compromisso. Na ocasião, a rede tinha 2,3 mil funcionários. Hoje, conta com 4,5 mil.

Em apenas uma tacada, Luiza recoloca o Magazine Luiza na vice-liderança do varejo brasileiro com um faturamento de R$ 6,1 bilhões, com polegadas à frente da Máquina de Vendas – fusão da Insinuante, Ricardo Eletro e City Lar, cuja receita é estimada em R$ 6 bilhões. Está atrás apenas do grupo Pão de Açúcar, dono de um faturamento de R$ 36,1 bilhões. A rede, que nasceu em Franca, no interior de São Paulo, amplia para 732 o número de suas lojas.

Os novos pontos estão concentrados em São Paulo, mas a empresa comprada tem também unidades no Paraná e em Minas Gerais. O apresentador Silvio Santos manterá a marca Baú da Felicidade, que será substituída nos próximos seis meses.

Quando abriu o capital do Magazine na bolsa brasileira, Luiza havia dito que pelo menos 30% do dinheiro arrecadado seria aplicado em aquisições. “Este é o único caminho para as empresas desse setor”, afirma Cláudio Felisoni, coordenador do Programa de Administração do Varejo (Provar), da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com ele, as varejistas vendem os mesmos produtos, das mesmas marcas e têm políticas muito similares de preço. “Marcar presença ocupando território acabou virando um grande diferencial”, diz Felisoni. Embora Luiza tenha repetido que não persegue a liderança, nem mesmo o segundo lugar no ranking do varejo brasileiro de eletrodomésticos, executivos do setor afirmam que figurar nas primeiras posições é importante. “É questão de vida ou morte e todos os varejistas desse setor sabem disso”, comenta um profissional que prefere não se identificar.
Luiza e Bau
Segundo essa fonte, a carteira do Magazine Luiza continuará aberta e o alvo mais visado são redes de médio para pequeno porte, com faturamento abaixo de R$ 500 milhões. Enquanto Luiza Trajano compra, Silvio Santos, o antigo dono do Baú, vende. Desde novembro do ano passado, quando foi descoberto um rombo de R$ 4 bilhões no banco Panamericano, que pertencia ao seu grupo empresarial, o apresentador já se desfez de três operações.
O próprio Panamericano, vendido para o Banco Pactual, em janeiro deste ano, por R$ 450 milhões, foi a primeira delas. No final de maio, foi a vez da empresa de pagamentos online Braspag, adquirida pela credenciadora de cartões de crédito Cielo por R$ 40 milhões. Agora, finalmente, as lojas do Baú da Felicidade, fundado na década de 1960, foram passadas adiante. Segundo informações do grupo SS, a intenção de Silvio Santos é manter apenas a rede de televisão SBT, a empresa de cosméticos Jequiti e o título de capitalização Tele Sena.
Aquisições Luiza
Fonte: Eliane Sobral, Istoé Dinheiro

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.