COMPLIANCE, INTEGRIDADE CORPORATIVA E PRÁTICAS ANTICORRUPÇÃO: reflexões sociojurídicas e contábeis
Tenho a satisfação de informar o lançamento desta obra pela FADISMA, e onde foi possivel contribuir para mais este momento editorial, onde sou cooautor com um capitulo sobre o Gerenciamento de Controles Internos: sua importancia para o Compliance, além de alunos e professores da Faculdade de Santa Maria.
A corrupção sistêmica é um mal que deve ser combatido e solucionado, pois é a causadora da supressão da capacidade estatal de devolver à sociedade condições mínimas para uma cidadania digna.
Diante deste cenário, a obra pretende abordar de forma compartimentada, mas absolutamente interligada, aspectos que circundam a temática do combate à corrupção, estendendo o espectro de análise para além do Direito ao abarcar a dimensão Contábil, ainda pouco tematizada pela literatura especializada.
A primeira parte é composta de artigos que contemplam uma análise da corrupção como fenômeno sociopolítico e cultural; a segunda, por sua vez, busca demonstrar a importância da contabilidade nos Programas de Integridade Corporativa e; por fim, coteja-se um conjunto de artigos voltados a integrar a análise da legislação anticorrupção empresarial.
Em linhas gerais, a obra – com contribuições de docentes, da área jurídica, das Ciências Contábeis, e da Sociologia – surge como fruto do empenho acadêmico e prático, desenvolvido pela FADISMA, que, de forma absolutamente pioneira, apostou em uma Lei que veio para melhorar nossa sociedade e a forma como pensamos a corrupção e os seus reflexos para todos.