Notícias

Bancos e o combate ao dinheiro sujo

Bancos e o combate ao dinheiro sujo

Com um sistema bancário do tamanho do brasileiro, são inúmeros os desafios para detectar a lavagem de dinheiro, assegura o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal. “Para identificar anomalias de comportamento nesse gigantesco universo, os bancos empregam sofisticados recursos tecnológicos e funcionários atentos”, ressaltou na semana passada em seminário sobre prevenção à lavagem de dinheiro, em Brasília. Segundo ele, foi o sistema de alerta dos bancos que permitiu ao Comitê de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) iniciar o trabalho de inteligência sobre o esquema “Lava Jato”.

17 bilhões de transações bancárias

Segundo dados da Febraban, hoje, mais de 135 milhões de brasileiros têm algum tipo de relacionamento com o sistema bancário. No ano passado, foram realizadas 17 bilhões de transações bancárias com movimentação financeira; 9,3 bilhões de transações com cartões e 3 bilhões de transações pelo internet banking com movimentação financeira.  Dentre estas foram realizadas 3,45 bilhões de operações de saques; 1,42 bilhões de operações de depósitos em espécie (dinheiro); 168 milhões de operações de depósitos em cheques.

Leia mais em: http://www.dci.com.br/opiniao/plano-de-voo-bancos-e-o-combate-ao-dinheiro-sujo-id424589.html

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.