Aumentam fraudes em consignado do INSS
Os registros de fraudes envolvendo crédito consignado aumentaram 19,7% no ano passado em comparação com 2010. Os casos que chegaram ao Ministério da Previdência Social cresceram de 2.773 para 3.320 de um ano para o outro. O crédito consignado se caracteriza pelo pagamento descontado direto do benefício previdenciário e pelas menores taxas de juros do mercado, limitada a 2,34% ao mês.
O número de fraudes integra estatística do total de reclamações registradas pelos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que no ano passado contabilizou 15.013 queixas. A alta é de 16,1% em comparação com 2010, quando foram registradas 12.930 reclamações. Mas se consideradas apenas as reclamações procedentes, não houve muitas alterações. As queixas caíram 3%, de 3.027 para 2.935.
De acordo com a especialista em defesa do consumidor da Fundação Procon-SP, Renata Reis, é comum o beneficiário não acompanhar a movimentação da conta e só descobrir débitos não autorizados meses depois. “Isso serve de alerta. Se o idoso tem dificuldade para fazer esse acompanhamento, o ideal é pedir para alguém de confiança ajudar na conferência”, recomenda.
Em caso de cobranças não reconhecidas, a orientação do Procon-SP é para fazer a denúncia na Previdência, acionar a instituição financeira para pedir o ressarcimento e também avisar a polícia que investigue caso seja reconhecido que houve fraude. Se o aposentado tiver dificuldade para receber o valor, que no entendimento da instituição deve ser devolvido em dobro, a recomendação é procurar os órgãos de defesa do consumidor, como o próprio Procon-SP.
Um dos principais problemas envolvendo fraudes é o uso de documentos falsificados para conseguir empréstimos em nome do segurado. Para evitar o golpe, o alerta da Previdência é para o aposentado nunca oferecer seu cartão ou senha para outras pessoas. Em caso de perda de documentos, a orientação é para registrar um boletim de ocorrência. O aposentado tampouco deve passar dados pessoais para pessoas que prometem acelerar o processo de liberação do empréstimo.
Caso o segurado se sinta prejudicado, é possível registrar a reclamação no INSS no site www.previdencia.gov.br ou na Central de Atendimento pelo telefone 135. As reclamações serão analisadas internamente e enviadas para as instituições financeiras. Em caso de irregularidade ou desconto indevido, o valor corrigido deverá ser devolvido.
Fonte: Gisele Tamamar, Jornal da Tarde