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As 10 dicas para profissionais de prevenção à lavagem de dinheiro

A Lei 9.613, conhecida como “Lei da Lavagem de Dinheiro”, entrou em vigor em 1998, mas ainda são recorrentes os escândalos envolvendo importantes organizações nesse tipo de crime.

Atualmente, a Lava Jato protagoniza a cobertura jornalística do país e agora ganha destaque no noticiário a votação das medidas anticorrupção, que tornam as regras muito mais rígidas. Esse cenário exige que o profissional de prevenção e combate à lavagem de dinheiro esteja cada vez mais capacitado. Mas como deve ser o perfil do gestor dessa área?

“Para colocar em prática as políticas e regras necessárias, não basta buscar uma coleção de diplomas ou certificados” alerta Alexandre Botelho, sócio-diretor da AML Consulting.

“Fique atento ao perfil que se espera de um profissional com atuação na área e às especificidades que a carreira exige”, completa. Líder nacional no mercado de soluções e serviços de prevenção à lavagem de dinheiro, a AML já capacitou mais de 20 mil profissionais da área.

Confira as 10 dicas da para quem busca assegurar a efetividade das políticas, normas, procedimentos e controles internos:

  1. Ouça;
  2. Seja extremamente observador;
  3. Veja aquilo que os outros normalmente não enxergam;
  4. Não se contente com afirmações genéricas. Exija as evidências que comprovem o que foi relatado;
  5. Analise com extrema cautela todas as informações e documentos;
  6. Não afirme sem provas, mas permita-se fazer conjecturas;
  7. Mantenha-se firme na sua posição, mesmo diante de fortes pressões;
  8. Mude de opinião somente se alguém provar que você está equivocado;
  9. Não fale sobre o seu trabalho com absolutamente ninguém e em lugar algum, exceto no seu ambiente restrito de trabalho e apenas com as pessoas que atuam diretamente com você;
  10. Não fique frustrado com as críticas e reclamações das pessoas alocadas nas demais áreas da instituição, pois o seu trabalho é proteger o emprego delas e o seu também.

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.