Artigos

Wells Fargo vitima da ganancia ou da ausencia de indole, ou ausencia de controle?

Imagem de julho de 2014 mostra uma agência do Wells Fargo em Oakland, Califórnia (Foto: AP Photo/Ben Margot)
Imagem de julho de 2014 mostra uma agência do Wells Fargo em Oakland, Califórnia (Foto: AP Photo/Ben Margot)

Engraçado ler uma materia como esta publicada no globo.com do dia 12/10/2016: Wells Fargo anuncia renúncia de CEO após escândalo de fraude bancária, e segundo matéria o Banco foi multado por esquema de fraudes com cartões de crédito. O CEO desculpou-se muitas vezes pelo comportamento de cerca de 5.300 funcionários que abriram mais de dois milhões de contas de consumidores falsas, e onde estavam o compliance, controles internos e o pessoal de cadastro e crédito, e o mais impressionante foi que o CEO se recusou a aceitar a responsabilidade por qualquer má conduta pessoal e corporativa.

Mas os promotores federais iniciaram uma investigação criminal sobre o assunto, a crescente investigação que o banco e sua administração enfrentam sugerem que o Congresso Americano queira responsabilizar a Wells Fargo por causa da negligência de sua gestão em reconhecer os riscos decorrentes de exigir quotas não razoáveis dos funcionários de sua filial. Me lembro bem quando em uma palestra disse que por melhor que seja seu compliance, controles internos e auditorias, as metas e busca por resultados podem afetar toda a governança do negócio, e aconteceu de novo.

Agora todos ficam se perguntando como a Wells Fargo chegou ao ponto onde milhares de seus funcionários envolveram-se em práticas de vendas impróprias e com a venda de produtos bancários que não foram autorizados pelos consumidores, e onde o executivo sênior responsável pela operação de banco de varejo do Wells Fargo não abordou a enorme quantidade de irregularidades, incluindo a falsificação de assinaturas de clientes por parte de alguns funcionários?

Será dificil algúem assumir tamanha falta de processos, conduta e ética, pois quando os resultados fluem para dentro dos bolsos dos gestores, as pessoas esquecem de entender a fonte e origem, alguém lembra do depoimento de um ex-funcionario da ENRON em seu documentário, dizendo que o slogan era “ASK WHY”, e ele deveria ter questionado mais, deveria ter entendido mais, mas quando o bonus é depositado, o que mais importa? Compliance, Conduta, Ética isso dever ser para os fracos, pois os fortes cometem fraudes e corrupção. Triste mas é verdade.

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.