Notícias

Wells Fargo anuncia renúncia de CEO após escândalo de fraude bancária

Imagem de julho de 2014 mostra uma agência do Wells Fargo em Oakland, Califórnia (Foto: AP Photo/Ben Margot)O banco norte-americano Wells Fargo anunciou nesta quinta-feira (12) que seu CEO e presidente, John Stumpf, vai renunciar ao cargo, em meio a um escândalo de fraude com cartões que levou à demissão de mais de 5 mil funcionários.

Em seu lugar, assumirá o chefe de operações Tim Sloan, informou a instituição financeira. Stumpf chefiava o banco desde 2007 e participou de audiências no Congresso norte-americano sobre o suposto esquema.

Esquema de fraudes
Recentemente, o banco norte-americano Wells Fargo fez um acordo para pagar uma multa milionária por envolvimento em um esquema que fornecia produtos e serviços financeiros sem autorização. A instituição demitiu 5.300 funcionários envolvidos na fraude.

O Departamento de Proteção Financeira ao Consumidor disse que funcionários do banco teriam criado mais de 2 milhões de contas e cartões de crédito sem o conhecimento dos clientes desde 2011.

Segundo a denúncia, o dinheiro era transferido da conta dos clientes sem qualquer permissão. Cartões de débito eram enviados e ativados, assim como senhas eram criadas sem o conhecimento dos consumidores.

Em alguns casos, os funcionários criavam falsos endereços de email para habilitar o acesso de clientes a serviços bancários pela internet. As agressivas táticas de vendas do Wells Fargo foram descobertas pela primeira vez em uma iinvestigação de 2013 feita pelo jornal “The Los Angeles Times”.

“Wells Fargo chegou a estes acordos com nosso comprometimento aos clientes e para deixar esta questão para trás. O banco é comprometido em colocar os interesses dos clientes na frente 100% do tempo, e lamentamos e assumimos a responsabilidade por quaisquer produtos recebidos sem solicitação”, disse o banco na época do acordo.

Leia mais em: http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2016/10/wells-fargo-anuncia-renuncia-de-ceo-apos-escandalo-de-fraude-bancaria.html

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.