Como podemos monitorar um programa de compliance
Desculpem alguns especialistas, mas a melhor forma de monitorar um programa de compliance, é saber como são realizados os negócios na organização, precisamos ter os processos mapeados, mas mesmo assim não basta, precisamos que cada gestor acompanhe o seu processo e preste contas do que esta sendo feito, até por que os processos são de responsabilidade dos proprios gestores, mas deixam sempre com a area de controles internos e compliance o monitoramento e revisão.
“Estabelecer processos, fazer o mapeamento e ter normas são as principais questões para uma gestão de riscos bem-sucedida.”
precisamos implementar indicadores de performance para entender como o negócio esta sendo administrado e gerenciado, para que depois possamos revisar processos e melhorar a gestão de controles internos, compliance e de seus riscos inerentes.
Somente implementar politicas e procedimentos e achar que fazer um workshop falando do programa de integridade, prevenção a corrupção e lavagem de dinheiro, já basta, estão de brincadeira, e olha que tem muita consultoria fazendo isso.
“Administrar os riscos e conhecê-los está ligado às decisões importantes que serão tomadas na empresa. É tão importante quanto qualquer estratégia. Se os gestores não estão preparados, como a empresa vai reagir em um momento de crise?”
Não basta ter sistemas e uma area/diretoria de compliance, a empresa necessita fazer com que isso funcione, mas tem muita gente fazendo o basico, temos um longo caminho a percorrer.
“Historicamente, o brasileiro tem a característica de ser corretivo em vez de preventivo. Quando algo acontece, ele apaga a emergência, mas não pensa que pode acontecer de novo.”
Não existem formulas magicas, necessitamos conhecer melhor o negócio, implentar transparencia nos processos e fazer com que as pessoas respeitem as regras e as normas, sem isso, fica dificil monitorar os programas de compliance e controles internos.
Por Marcos Assi