Notícias

Usuários de smartphones sofrem mais com quedas de ligações e spam

Pesquisa feita pela consultoria Pew Research aponta que usuários de smartphones enfrentam mais problemas do que os donos de celulares comuns, como queda de ligações e marketing não solicitado.

De acordo com o estudo, feita no mês de abril nos Estados Unidos, semanalmente 35% dos usuários de smartphones sofrem pelo menos uma queda de ligação. O índice para celulares comuns é menor, de 28%.

Eles também recebem mais ligações oferecendo produtos (26%, ante 23% no caso dos celulares comuns) e spam (29%, nove pontos percentuais a mais que os usuários de celulares comuns).

Também há um maior índice de reclamações dentre os usuários de smartphones em relação à velocidade de download. Metade deles relatam que enfrentam períodos de baixa velocidade, ante 31% dos usuários de outros celulares.

A pesquisa também apontou que 79% dos usuários enviam mensagens de texto, sendo que cerca de 70% deles recebem spam ocasionalmente.

Nos EUA, é ilegal tanto fazer marketing quando se usa uma máquina que faz ligações aleatórias para números existentes, assim como usar mensagens gravadas para divulgar um produto ou serviço.

No caso de textos não solicitados, as empresas do país não podem enviar spam ou oferecer produtos via telefone se o dono da linha estiver estiver inscrito no registro nacional “Do Not Call” (Não Me Ligue, na tradução literal).

BAIXA VELOCIDADE

Mais da metade dos donos de celulares (55%) usam os aparelhos para navegar na internet, trocar emails e baixar aplicativos, mas a grande maioria (77%) reclama da qualidade do serviço, relatando que frequentemente enfrentam baixas velocidades de conexão.

DIFERENÇAS ÉTNICAS

A pesquisa também apontou que negros e hispânicos relatam mais dificuldades com os celulares do que usuários brancos.

Segundo o estudo, isso ocorreria porque as duas minorias usarem mais o celular como principal ou única forma de fazer ligações e acessar a internet.

Fonte: Folha de S.Paulo

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.