Corretora americana tem perda de US$ 440 milhões após erro operacional
A Knight Capital, uma das maiores corretoras e formadoras de mercado (“market maker”) dos Estados Unidos, gerou um grande imbróglio nas negociações na Bolsa de Nova York (NYSE, na sigla em inglês) no começo do pregão de quarta-feira, e terá de arcar com um forte prejuízo por causa de um problema tecnológico em sua plataforma de negociações.
A confusão — decorrente de um problema técnico interno da corretora, que disparou uma série de ordens indevidas — fez com que a própria bolsa revisasse uma série de negociações feitas na véspera, e gerou perdas antes de impostos de US$ 440 milhões para a Knight, que podem culminar com a sua venda.
Segundo a companhia, os clientes não foram afetados e o problema do software era limitado ao encaminhamento de ordens a alguns ativos listados na NYSE.
De acordo com comunicado da empresa emitido nesta manhã de quinta-feira, os problemas aconteceram após a instalação de um software para transações que emitiu uma série de pedidos errados de títulos negociados na NYSE. Após os problemas, “o software foi removido dos sistemas da companhia”, disse o comunicado da empresa.
Mesmo tendo voltado a operar normalmente na quinta-feira, alguns bancos e clientes não fizeram transações por meio da Knight hoje.
As ações da empresa chegaram a despencar 58% nesta sessão, preço ajustado mais baixo desde 1998.
Uma reportagem da rede americana “Fox Business Network” afirmou que a empresa está em busca de um comprador — ou “cavaleiro branco”, em referência ao nome da empresa, já que “Knight” significa cavaleiro em inglês.
De acordo com a matéria, a empresa está em negociação com uma série de bancos, e uma venda é o desenrolar mais provável.
© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.
Leia mais em:
