Merrill Lynch paga US$ 10 milhões para finalizar processo por fraude
NOVA YORK – A Merrill Lynch concordou em pagar US$ 10 milhões em multa para finalizar um processo por fraude financeira. O órgão regulador do setor acusa a empresa de má utilização de informações de clientes institucionais para se beneficiar em transações para a própria Merrill e por não divulgar as taxas de negociação.
A Securities and Exchange Commission (SEC, sigla em inglês) anunciou o acordo com a Merrill Lynch, que não chegou a desmentir nem admitir as acusações, mas concordou em se abster de futuras violações das leis de valores mobiliários.
A SEC disse que as violações ocorreram entre 2002 e 2007. A agência disse ainda que a estratégia da Merrill foi usar as informações privilegiadas de ordens de transações de clientes institucionais para fazer negócio em benefício próprio. Isso ocorreu mesmo após ter assumido o compromisso de manter sigilo das informações de seus clientes.
“Os investidores têm o direito de esperar que seus corretores não usem suas informações de ordem”, disse Scott Friestad, diretor de fiscalização da SEC. “A conduta foi claramente inadequada.”
(Associated Press)
Fonte: Valor Economico