Notícias

Merrill Lynch paga US$ 10 milhões para finalizar processo por fraude

AcordosNOVA YORK – A Merrill Lynch concordou em pagar US$ 10 milhões em multa para finalizar um processo por fraude financeira. O órgão regulador do setor acusa a empresa de má utilização de informações de clientes institucionais para se beneficiar em transações para a própria Merrill e por não divulgar as taxas de negociação.

A Securities and Exchange Commission (SEC, sigla em inglês) anunciou o acordo com a Merrill Lynch, que não chegou a desmentir nem admitir as acusações, mas concordou em se abster de futuras violações das leis de valores mobiliários.

A SEC disse que as violações ocorreram entre 2002 e 2007. A agência disse ainda que a estratégia da Merrill foi usar as informações privilegiadas de ordens de transações de clientes institucionais para fazer negócio em benefício próprio. Isso ocorreu mesmo após ter assumido o compromisso de manter sigilo das informações de seus clientes.

“Os investidores têm o direito de esperar que seus corretores não usem suas informações de ordem”, disse Scott Friestad, diretor de fiscalização da SEC. “A conduta foi claramente inadequada.”

(Associated Press)

Fonte: Valor Economico

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.