Uma fraude ocorre a cada 16 segundos no país
Um consumidor é vítima de tentativa da fraude conhecida como roubo de identidade a cada 16 segundos. São casos em que criminosos usam dados pessoais de vítimas para conseguir crédito ou realizar um negócio sob falsidade ideológica.
De janeiro a junho de 2012, foram registradas 989.678 de tentativas de fraudes desse tipo, o maior número registrado desde 2010, ano em que a Serasa Experian deu início à pesquisa. No mesmo período de 2011, houve 963.631 tentativas de fraudes. No primeiro semestre de 2010, foram contabilizadas 886.920.
“Os golpistas costumam abrir contas em bancos para pegar talões de cheque, pedem cartões de crédito, fazem empréstimos em nome de outras pessoas. Normalmente eles usam os cartões e cheques em pacotes turísticos, salões de beleza, restaurantes, entre outros”, diz o presidente da Serasa Experian, Ricardo Loureiro.
O setor de serviços, composto por seguradoras, construtoras, imobiliárias e serviços gerais, continua na liderança das tentativas de fraude, com 37% do total dos golpes em 2012. Em 2011, a participação era de 33%. Entre as principais golpes estão a solicitação de cartão de crédito e a compra de eletrônicos com identificação falsa ou roubada.
O setor de telefonia superou bancos e financeiras, passando de 25% para 30% do total de tentativas de fraudes. O caso mais comum é a compra de celular. “Nunca deixe o documento com um desconhecido sem estar por perto. Hoje, é possível falsificar um documento de identidade, um CPF, uma conta que representaria a sua confirmação de telefone, uma conta de luz, água”, diz
Loureiro.
Fonte: Do Metro, noticias@band.com.br