SP: polícia apura atuação de bancário em fraude com cartões
A Polícia Civil de São Paulo, por meio do Grupo de Combate a Facções Criminosas (CGF) do Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic), apura a participação de um bancário num esquema de golpes que utiliza vazamento de informações de clientes. A quadrilha, a partir de dados confidenciais, conseguia alterar até o endereço de entrega de cartões. O material acabava enviado para os golpistas, que realizavam compras e saques.
Quatro envolvidos foram presos na quinta-feira no Cambuci, região central da capital paulista. Segundo o delegado Marcio Martins Mathias, do GCF, cada integrante da organização desempenhava uma função. “As atividades eram o recebimento dos cartões, outra era o desbloqueio, também tinha o responsável pelas compras de produtos e o especializado em sacar dinheiros nos caixas eletrônicos”, disse. Ele avaliou que a quadrilha pode estar agindo há oito meses.
Prisões
O GCF apurava as atividades do grupo, inclusive identificando parte de seus envolvidos. Ontem, ocorreu o alerta da entrega de novos cartões para o bando. A equipe preparou a ação na rua Lavapés, no Cambuci. As prisões aconteceram quando o entregador chegou ao local. Os policiais detiveram os ajudantes Jairo Cardoso da Silva, 23 anos, Rodrigo Santos Souza e Anderson Aparecido Vilela, ambos de 24.
Os detidos forneceram o nome e endereço de um quarto envolvido, o ajudante Adriano Silva Souza, 29 anos. Ele acabou detido em casa, no mesmo bairro. No local, foram encontrados protocolos de entregas anteriores de cartões bancários. A quadrilha revelou que obtinha informações a partir de um funcionário de uma rede bancária. “Em alguns casos, eles ligavam para o setor de atendimento ao consumidor para reclamar da demora”, disse o delegado. Os quatro foram autuados por formação de quadrilha.
Fonte: Portal Terra