Notícias

Sete dos oito presos na ‘Operação Flórida’ são liberados

Sete das oito pessoas que foram presas no dia 24 de fevereiro, durante a “Operação Flórida”, deflagrada pela Polícia Federal, foram liberadas nesta terça-feira (3). O advogado do empresário de Sorocaba (SP) apontado pela PF como chefe da quadrilha que burlava o Sistema Financeiro Nacional confirmou que as prisões temporárias dos sete suspeitos expiraram. Um dos envolvidos continua preso, mas a identidade dele não foi revelada.

A operação investiga uma suposta quadrilha que enviava dólares para o exterior por meio de empresas de fachadas. Uma delas seria uma casa de câmbio em Sorocaba, que pertencia ao empresário. Ele é suspeito de controlar um esquema envolvendo transações com empresas norte-americanas. Cerca de 200 policiais federais cumpriram nove mandados de prisão, 49 mandados de busca e 33 mandados de condução coercitiva em 10 cidades no estado, incluindo a capital.

De acordo com a PF, três empresas norte-americanas, sediadas na Flórida e controladas pelo empresário de Sorocaba, estariam envolvidas em transações financeiras suspeitas de envio de doláres clandestinamente para os Estados Unidos e para a China.

Os suspeitos se utilizavam do esquema, que utilizava de empresas de fachada e sócios “laranjas” ligados à organização criminosa. Ao longo da investigação já foram indiciadas 50 pessoas pela prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, lavagem de dinheiro, constituição de organização criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso.

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.