Especialistas descobrem fraudes envolvendo sistema de pagamentos da Apple
Embora a segurança nas transações financeiras tenha sido o principal mote de divulgação do sistema da Apple para pagamentos móveis, especialistas nesse ramo encontraram fraudes em 6% das operações realizadas pelo Apple Pay.
Cherian Abrahan, que trabalha na criação de estratégias de pagamento junto a bancos e grandes varejistas na Europa, identificou o alto percentual de fraude no sistema e divulgou essas informações em seu blog, no final de fevereiro.
Os criminosos exploram vulnerabilidades no processo de adição e verificação dos cartões dentro do sistema da Apple, permitindo que identidades e números de cartão sejam roubados com facilidade por quem burla o sistema.
Desde que números relacionados à fraude no sistema da Apple começaram a aparecer, os bancos estão tornando o processo de verificação mais complexo. Segundo o Wall Street Journal, a Apple tem um acordo de confidencialidade com os bancos que investigam as fraudes, o que tinha dificultado até então a divulgação desse dado alarmante.
Isso é um banho de água fria nos projetos da empresa – que pretende expandir o Apple Pay em nível mundial – pois ela lucra com a suposta segurança nas operações financeiras através de seu sistema. A empresa da maçã recebe 0,15% de todas as transações justamente porque convenceu as instituições financeiras de que seu serviço era mais seguro que o efetuado com o cartão tradicional.
Consultada sobre o alto índice de fraude nas operações, a Apple não se manifestou sobre o assunto.
Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/apple-pay-ja-registra-6-de-fraude-em-operacoes/47146