Royal Bank of Canada (RBC) prepara o encerramento das operações no Brasil
O Royal Bank of Canada (RBC) prepara o encerramento das operações no Brasil, segundo o Valor apurou. Questionado, o presidente do RBC no país, Giovanni Catizzone, admitiu que será feita uma revisão estratégica das operações brasileiras ao longo dos próximos meses, mas não confirmou o fechamento. “Nós não tomamos uma decisão”, afirmou.
O encerramento das operações no Brasil está ligado, segundo fontes ouvidas pelo Valor, a um incidente ocorrido no Uruguai. Policiais teriam entrado no escritório do banco em Montevidéu e levado computadores em busca de informações de um cliente. Diante isso, a cúpula no Canadá teria decidido rever toda a operação na América Latina, que inclui presenças no Uruguai, no Chile e no Brasil.
Catizzone confirmou que o escritório uruguaio do RBC será fechado em 31 de outubro, o que faz parte de uma revisão estratégica do negócio na América Latina. “A investigação judicial envolvendo o nosso escritório no Uruguai é uma questão em separado, e vamos continuar a trabalhar com as autoridades para resolver essa questão”, afirmou. Ele completou que os clientes podem continuar a ser atendidos pelos escritórios do banco na América do Norte e na Europa.
O RBC Brasil é uma subsidiária integral do Royal Bank of Canada, maior banco canadense. O banco tem representação comercial no país desde 1919, mas começou a explorar o mercado de gestão de fortunas local somente em 2009. Hoje administra cerca de R$ 1,2 bilhão de famílias de alta renda. Segundo o Valor apurou, o escritório no país tem 40 pessoas e a data limite para venda ou encerramento das atividades é 31 de outubro, assim como para o escritório uruguaio.
© 2000 – 2013. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.
Leia mais em:
http://www.valor.com.br/financas/3260918/rbc-pode-estar-perto-de-sair-do-brasil#ixzz2eQAB2ZiB