Notícias

Risco Operacional: Brasil está entre países que atrasaram Basileia 3

O Brasil está no grupo de 16 dos 27 membros do Comitê de Basileia de Supervisão Bancária que atrasaram a implementação do Acordo de Basileia 3, que exigirá mais capital próprio dos bancos. As novas regras deveriam ter entrado em vigor em 1º de janeiro, mas o Brasil só publicou as normas em março.

Procurado, o BC não quis comentar, mas na divulgação das regras de Basileia 3, o chefe do departamento de normas do BC, Sérgio Odilon dos Anjos, disse, considerar “irrelevante” o “pequeno” atraso, acrescentando que o Brasil é reconhecido internacionalmente por sua atuação na supervisão e fiscalização do setor financeiro.

O Comitê de Basileia vai avaliar ainda este ano a implementação detalhada do acordo no Brasil, Austrália e Canadá.

Das 27 jurisdiçõess, cujos bancos centrais e autoridades reguladoras integram o Comitê, apenas 11 adotaram as regras no prazo, para aumento gradual do capital próprio dos bancos até janeiro de 2019: China, Índia, África do Sul, México, Arábia Saudita, Austrália, Japão, Cingapura, Hong Kong, Canadá e Suíça. Argentina, Brasil, Bélgica, França, Alemanha, Indonésia, Itália, Holanda, Luxemburgo, Rússia, Espanha, Suécia, Turquia, Reino Unido, Estados Unidos e União Europeia são os que atrasaram.

Levando em conta medidas adotadas nos últimos seis meses, o Brasil está entre os que avançaram na regulação, assim como a Argentina. Já os EUA e a União Europeia fizeram pouco. Há ainda os que não fizeram nenhum progresso, como Indonésia e Coreia do Sul. Stefan Ingves, presidente do Comitê, tem insistido sobre a importância das regras, que considera “um passo absolutamente crítico para reforçar a resiliência do sistema financeiro global”. (Colaborou Murilo Rodrigues Alves, de Brasília)

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/financas/3074258/brasil-esta-entre-paises-que-atrasaram-basileia-3#ixzz2PalE58V1

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.