Notícias

Risco de Imagem: Erro em envio de carta causa confusão entre clientes da Caixa

A Caixa Econômica Federal atribuiu a um “erro na área de tecnologia” o envio de uma carta na qual deixou de orientar adequadamente os clientes sobre como agir com o fim da conta-investimento.

Na carta, a Caixa informava que a conta-investimento tinha sido encerrada no dia 31 de outubro a pedido do cliente. No entanto, a decisão da extinção dessa modalidade foi do Banco Central.

A conta investimento foi criada para que os investidores pudessem movimentar as aplicações de uma modalidade para outra sem incidência da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), em janeiro de 2008.

Na Circular nº 3.494, de maio de 2010, o BC revogou a Circular nº 3.346, de março de 2007, que regulava a conta-investimento, por entender que a circular anterior não mais se justificava com o fim da CPMF.

A correspondência provocou confusão nas agências do banco estatal, que ficaram lotadas de clientes querendo saber onde foram parar suas aplicações na conta-investimento.

A Caixa informou ao Valor ter preparado uma “explicação mais precisa” sobre o que os clientes deveriam fazer com o fim da conta- investimento, mas acabou sendo enviada aos clientes uma carta-padrão. As pessoas nessa situação tiveram os recursos automaticamente transferidos para uma conta corrente. Existe também a possibilidade de resgate do dinheiro caso a pessoa prefira ou não seja correntista no banco. Essas duas alternativas, porém, não estavam claras na carta.

A Caixa diz que até o fim do dia divulgará nota oficial explicando o erro.

Outras instituições como Banco do Brasil, Bradesco e Santander também extinguiram a conta-investimento depois da circular do BC. O prazo final para a conclusão dessa operação era 31 de outubro.

Fonte: Murilo Rodrigues Alves | Valor Economico

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.