Sem categoria

Risco de crédito bancário aumenta nos Estados Unidos

O risco de crédito dos bancos dos EUA está começando a aumentar após melhorar significativamente no ano passado, alertou ontem a Controladoria Geral da Moeda (OCC, na sigla em inglês), um órgão regulador do sistema financeiro americano.

A OCC chamou atenção para o crescimento na concessão de crédito considerado mais arriscado, já que os bancos estão afrouxando suas exigências na hora de emprestar na tentativa de preservar seus lucros. Com a recuperação econômica lenta no país, o aperto da regulação financeira e as taxas de juros próximas de zero, os bancos estariam perdendo receitas e, por isso, emprestando sob condições consideradas mais arriscadas em busca de retorno.

O órgão regulador afirmou, em seu relatório semianual publicado ontem, que identificou queda nas exigências dos bancos para a concessão de crédito a empresas alavancadas que pagam taxas mais altas (“high yield”) e nos empréstimos indiretos para aquisição de automóveis. Isso também estaria sendo observado em certas linhas de crédito comercial. Exemplo disso são o relaxamento de certas exigências de garantia nos empréstimos e o estabelecimento de termos mais “liberais” de repagamento das dívidas.

“Por conta dessas tendências, a OCC irá aumentar sua atenção nos padrões de originação e encorajar os bancos a avaliar de forma diligente seu apetite de risco de crédito nesse estágio do ciclo de crédito”, afirmou a instituição.

“Bancos com significativa concentração em ativos de longo prazo devem avaliar sua vulnerabilidade à uma alta repentina na taxa de juros”, diz a OCC.

© 2000 – 2014. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/financas/3594072/risco-de-credito-bancario-aumenta-nos-estados-unidos#ixzz369HmqywV

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.