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Regras de segurança de navio podem ser revistas

A tragédia com o cruzeiro que sofreu um acidente na costa italiana na sexta-feira pode levar a uma revisão completa das regras internacionais de segurança em navios de passageiros, depois de o órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável pelas normas informar que vai “considerar seriamente” as lições do acidente, que matou pelo menos seis pessoas.

Koji Sekimizu, secretário-geral da Organização Marítima Internacional (OMI), órgão ligado à ONU, falou ontem sobre as implicações do acidente, após a Carnival, dona do cruzeiro Costa Concordia, ter divulgado alguns detalhes do impacto financeiro do acidente. A empresa informou que a perda do navio reduzirá os lucros do atual ano fiscal em até US$ 95 milhões.

As ações da Carnival caíram 16,5% em Londres ontem, a 18,78 libras esterlinas. Alguns analistas estimam que o custo para as seguradoras do navio podem chegar a US$ 750 milhões – o que o tornaria um dos desastres marítimos mais custosos da história.

Na esteira do acidente, críticas foram direcionadas às regras de segurança de navios de passageiro, que não estariam acompanhando o ritmo de aumento do tamanho dos cruzeiros. O Costa Concordia transportava 3.216 passageiros e 1.013 tripulantes.

Sekimizu, que assumiu como secretário-geral da OMI apenas em 1º de janeiro, disse que o órgão “não pode avaliar o acidente levemente”. “Devemos considerar seriamente as lições a ser aprendidas e, se necessário, reexaminar as regulamentações sobre a segurança dos navios grandes de passageiros”, afirmou.

O capitão da embarcação, Francesco Schettino, será interrogado hoje por um juiz que faz investigações preliminares para decidir se o caso passará por um julgamento completo. O capitão poderia enfrentar acusações de múltiplo homicídio, por naufragar e ter abandonado o navio.

O executivo-chefe da Costa Cruises, Pier Luigi Foschi, disse que há alarmes visuais e sonoros que deveriam alertar o capitão quando o navio sai de sua rota. “É claro, se alguém neutraliza manualmente o sistema, o alarme não vai disparar”, acrescentou.

Mesmo se ficar comprovado que o acidente foi inteiramente resultado de um erro do capitão, regras de segurança mais rigorosas ainda poderiam afetar as empresas de cruzeiros. Analistas do Morgan Stanley disseram que o pior cenário para o setor seria que as questões de segurança, incluindo as exigências de botes salva-vidas, ficassem constantemente sob revisão. As equipes de resgate localizaram ontem o corpo da sexta vítima, dentro do navio. Ainda há 16 desaparecidos.

Fonte: Financial Times, Valor Economico

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.