Notícias

Presidente do UBS renuncia após escândalo por fraude

O conselho de administração do UBS aceitou neste sábado a renúncia do presidente-executivo Oswald Gruebel, após o banco suíço apurar perdas de 2,3 bilhões de dólares em transações consideradas ilegais. A instituição indicou Sergio Ermotti para substituir o executivo interinamente.

Ermotti, 51 anos, ingressou no UBS em abril, vindo do UniCredit, respondendo pelas regiões da Europa, Oriente Médio e África. O executivo também atuou no Merrill Lynch por 18 anos.

O conselho informou em comunicado que solicitou à administração do banco que acelere a reestruturação da instituição já em andamento “se concentrando em assessoria financeira, mercados de capitais e operações de fluxo de clientes e de soluções”.

No último domingo, o banco suíço alegou que um operador ocultou seus acordos de risco ao criar posições de hedge fictícias em sistemas internos.

O UBS chocou os mercados na quinta-feira após anunciar que havia perdido cerca de 2 bilhões de dólares com operações não autorizadas.

Fonte: Emma Thomasson, Reuters, Agencia Estado 

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.