Notícias

Pirâmide Financeira: BNY Mellon é processado no caso Madoff

O Bank of New York Mellon foi processado em nome de três fundos por negligência em relação ao “esquema Ponzi” (pirâmide financeira, em que aportes de investidores novos são usados para honrar saques de aplicadores antigos) conduzido pelo fraudador americano Bernard L. Madoff, já condenado à prisão.

O Bank of New York Mellon e sua unidade BNY Alternative Investment – que serviram como administrador, subadministrador e custodiante dos “Rye funds” – atuaram com “negligência grosseira” e ajudaram a canalizar bilhões de dólares para o esquema de Madoff, segundo denúncia que foi arquivada na Suprema Corte do Estado de Nova York no último dia 9.

O Bank of New York Mellon e o BNY Alternative Investment “viraram os olhos para não ver o esquema de Madoff e recolheram dezenas de milhões de dólares em taxas de administração dos fundos Rye, cujos ativos foram confiados ao réu BNY e saqueados por Madoff”, conforme a denúncia de negligência arquivada, que busca indenizações compensatórias e punitivas ainda não especificadas. O Tremont Partners era sócio e gestor de portfólio dos fundos Rye.

Kevin Heine, porta-voz do Bank of New York Mellon em Nova York, recusou-se a comentar imediatamente a ação judicial.

Fonte: Chris Dolmetsch | Bloomberg, Valor Economico

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.