PF desmonta quadrilha acusada de fraudes contra a Caixa no ES
A Polícia Federal do Espírito Santo desarticulou nesta quarta-feira uma quadrilha acusada de praticar fraudes contra a Caixa Econômica Federal (CEF). A operação, denominada de Peculatus, prendeu, por suspeita de corrupção, um funcionário efetivo da Caixa, um contador, dois servidores da Secretaria de Segurança Pública do Estado, além de vários suspeitos de estelionato.
Em seis meses de investigações, que contou com a participação do Ministério Público Federal e Estadual, foi constatada que a ação da quadrilha causou prejuízo estimado por volta de R$ 1 milhão à CEF. A polícia não descarta que esse valor possa aumentar. Parte da quadrilha também foi responsável pelo desvio de cerca de R$ 250 mil em fraudes no pagamento com cartões de crédito em um posto de gasolina na região metropolitana de Vitória.
Ao todo, foram emitidos 16 mandados de prisão e 19 de busca e apreensão. A quadrilha fazia saques de valores de precatórios judiciais e aposentadorias, mediante uso de documentos falsos. Também realizavam saques de contas bancárias com o uso de cheques furtados e falsificação de assinaturas, além de outras prováveis condutas consideradas criminosas, por meio de informações e documentos fornecidos ilicitamente pelo funcionário da CEF.
Os suspeitos, dependendo da participação de cada um, devem responder por crimes de peculato, formação de quadrilha, falsificação de documento público, uso de documento falso, falsidade ideológica e estelionato qualificado contra a Caixa. As penas somadas podem ultrapassar 15 anos de prisão.
Fonte: Terra Noticias