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Perguntas sem respostas ainda…

DocumentosHá alguns dias falávamos de PanAmericano e agora evidencias de fraudes no Carrefour e algumas perguntas surgem novamente, quem errou? Como poderia ser evitado? E agora, como fica a credibilidade dos Auditores? A auditoria poderia ter evitado o problema? Qual será a desculpa desta vez?

O importante deste momento, é que precisamos realmente fazer mudanças, sejam por meio do Banco Central, Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Conselho Federal de Contabilidade (CFC), IBRACON, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e quem mais puder auxiliar, pois não podemos ficar somente buscando desculpas, mas soluções.

Será que as melhores práticas de controles contábeis e/ou internos não existem? E mais uma vez podemos afirmar que se a índole das pessoas fosse no mínimo dentro do esperado, não haveria necessidade de tantos controles, pois seriam apenas para evitar erros, pois as fraudes seriam raríssimas.

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.