Notícias

Pai de doleiro preso é ligado a esquema que intermediava verba federal

presosO doleiro Carlos Habib Chater, um dos presos pela Polícia Federal na manhã desta segunda-feira por suspeita de envolvimento em esquema bilionário de lavagem de dinheiro, é filho de outro doleiro investigado há mais de duas décadas, de acordo com informações da Polícia Federal. A prisão foi feita durante a operação “Lava Jato”, deflagrada pela PF em seis Estados e no Distrito Federal.

Em 1990, a Polícia Federal investigou a suposta ligação do doleiro Habib Salim El Chater, pai de Carlos, preso hoje, com esquemas de contrabando de ouro e esmeraldas, uso de dólares falsos e que intermediava verbas federais em Brasília.

O libanês naturalizado brasileiro Habib Salim El Chater era suspeito de ter comprado U$ 200 mil falsos de outros dois doleiros, Joaquim Elias Mattar e Orion Saraiva Dutra. A Polícia Federal  abriu o inquérito 1.267/90 para apurar a origem dos dólares falsos, conforme informações que constam de relatório de investigação com mais de 120 páginas com cópias de depoimentos e laudos periciais.

Na apuração da PF, ficou constatado que Mattar e Dutra eram ligados a um quarto doleiro, Orlando Rodrigues da Cunha Filho. Na época, ele foi apontado como sócio do então deputado federal Sérgio Naya em negócios com dólares e contrabando de esmeraldas. As relação entre ambos foi revelada durante interrogatório da garimpeira e contrabandista Jane Maria Resende à Polícia Federal. Em julho de 2000, a PF também investigava supostas conexões entre Dutra, Naya e o ex-juiz Nicolau dos Santos Neto.

Até o meio-dia de hoje, a PF havia apreendido seis automóveis Camaro, joias, relógios de luxo e obras de arte, além de bloquear três hotéis em Londrina, no Paraná, em São Paulo e em Porto Seguro, litoral da Bahia. A Polícia Federal afirma que os envolvidos são responsáveis pela movimentação financeira e lavagem de ativos de diversas pessoas físicas e jurídicas ligadas a crimes como o tráfico internacional de drogas, corrupção de agentes públicos e sonegação fiscal.

© 2000 – 2014. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. 

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/politica/3482328/pai-de-doleiro-preso-e-ligado-esquema-que-intermediava-verba-federal#ixzz2wFRJlMTV

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.