Notícias

Operação da Polícia Federal contra lavagem de dinheiro leva gerentes do BB para a cadeia

Uma operação da Polícia Federal passou por Franca nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, 1º, e fez um arrastão contra o crime organizado. Denominada Golden Boy, a ação dos policiais tinha previsto o cumprimento de cinco mandados de prisão e oito mandados de busca e apreensão na região e em Guará.

Segundo informações da PF, em nota oficial, “a operação voltada à repreensão de crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro, começou em abril deste ano e constatou a existência de inúmeras irregularidades em contratos agrícolas realizados através de agências do Banco do Brasil”.

A Polícia Federal identificou os integrantes da quadrilha composta por gerentes, engenheiro ambiental e outros profissionais.

Ainda segundo a nota, “a fraude consistia no uso do nome de terceiros para abrir contas e, com base em laudos técnicos e cartas de anuências falsas, liberar um montante aproximado de meio milhão de reais a título de financiamento agrícolas e empréstimos”.

Os contratos fraudados já somam R$ 4,5 milhões, mas os agentes afirmam que a organização possa ter movimentado cerca de R$ 35 milhões.

Uma coletiva de imprensa será dada pela Polícia Federal ainda durante à manhã desta terça –feira para mais detalhes do caso.

Fonte: GCN.net

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.