Legislação

O novo Sistema de Transferência de Arquivos – STA

Carta Circular 3.588, de 18/3/2013

Objetivo

O novo Sistema de Transferência de Arquivos – STA foi desenvolvido para substituir os aplicativos PSTAW10 e PSTAC10, conforme divulgado no Comunicado Bacen nº 22.611, de 12 de junho de 2012.

Esse sistema tem por objetivo permitir o intercâmbio de arquivos digitais entre o Banco Central do Brasil e outras instituições cadastradas no Sisbacen, de forma padronizada e segura, por meio de conexões na Internet, utilizando o protocolo HTTPS.

Arquivos

A preparação dos arquivos enviados ao Banco Central do Brasil é responsabilidade do remetente e deve seguir, quando for o caso, as regras estabelecidas para cada tipo de arquivo. Exemplos de arquivos que podem ser enviados para o Banco Central do Brasil podem ser encontrados aqui.

Os arquivos magnéticos trafegados pelo STA devem estar compactados no padrão ZIP.

Cada instituição só terá acesso aos arquivos por ela enviados ou que a ela se destinam.

A integridade do conteúdo do arquivo é verificada utilizando-se algoritmo de hash, que garante que o conteúdo recebido é o mesmo que foi enviado. O algoritmo de hash utilizado é o SHA-256.

Funcionalidades

O STA disponibiliza funcionalidades Web e Web Services que permitem o recebimento e envio de arquivos de/para o Banco Central do Brasil, além de consultas.

Disponibilidade

O STA está disponível para transferência de arquivos todos os dias, vinte e quatro horas por dia. Reservam-se ao Banco Central do Brasil os períodos compreendidos entre 0h e 1h de segunda a sábado e 0h e 12h00 dos domingos para eventuais manutenções.

Autorização de uso

Para fazer uso do sistema, o usuário deverá estar credenciado no Sisbacen e cadastrado na transação PSTA300, de forma a assegurar que somente usuários autorizados pela própria instituição possam transmitir arquivos em seu nome. Adicionalmente, pode ser exigida a autorização em outro serviço para o envio de determinados tipos de documentos, de modo a garantir maior segurança no envio e busca de informações.

Os credenciamentos necessários para a utilização do sistema devem ser feitos pelo máster Sisbacen de cada instituição. Mais informações sobre cadastro/credenciamento no Sisbacen podem ser encontradas aqui.

Fale conosco

Dúvidas e sugestões sobre o STA devem ser encaminhadas para sta@bcb.gov.br.

Dúvidas sobre cadastramento ou reabilitação de senhas no Sisbacen devem ser encaminhadas para gerente.sisbacen@bcb.gov.br.

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.