LegislaçãoNotícias

Banco Central atualiza manual de capital estrangeiro

Bacen 3O Banco Central baixou hoje a circular 3.525, que atualiza o manual de capital estrangeiro e elimina autorizações prévias existentes desde o tempo em que o dólar era um ativo escasso no país.

O novo regulamento também cria códigos operacionais que vão permitir registro de operações com Brazilian Depositary Receipts (BDRs, recibos de ações de empresas estrangeiras negociadas no Brasil).

Além disso, empresa sediada no Brasil poderá distribuir dividendos a sócios estrangeiros, proveniente de subsidiária no exterior, sem ter que pedir autorização prévia à autoridade monetária. A circular acaba com essa exigência antiga.

Também está liberada a remessa do chamado resíduo de investimentos externos no Brasil. O resíduo é a diferença entre o valor efetivo investido e alguma variação nesse capital, por conta de valorização de ações, por exemplo.

De acordo com a assessoria do BC, a circular não tem impacto sobre as operações de câmbio, por se tratar de mudanças com valores residuais.

Fonte: Azelma Rodrigues, Valor Economico

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.