Notícias

Nova plataforma do Banco Central busca maior transparência

O Banco Central (BC) lançou ontem, em parceria com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), a plataforma de negociação eletrônica Selic. O objetivo da nova plataforma, segundo o diretor de Política Monetária do BC, Aldo Mendes, é a transparência necessária para o desenvolvimento do mercado secundário. “Sem transparência não há liquidez”, disse.

Segundo ele, uma maior transparência se traduz em maior liquidez e confiabilidade, o que gera um ciclo positivo. Na avaliação de Mendes, o melhor desenho do mercado secundário de títulos públicostransborda e acaba ajudando o mercado primário. “Acaba sendo positivo também para o Tesouro Nacional, o emissor primário.”

A iniciativa, avalia ele, também contribui para precificar melhor os títulos privados. “Temos conjunção de fatores que contribuem para o alongamento de prazos dos títulos”, disse. Aldo contou que a plataforma não é uma iniciativa isolada e se soma a outras iniciativas implementadas em períodos recentes, como a disponibilização de preço on-line dos papéis.

Segundo Aldo Mendes, existe uma conjunção de fatores que contribuem para o alongamento de prazos dos títulos públicos brasileiros: inflação mais baixa e juros na menor média histórica. “Se temos mercado secundário mais eficiente, o prêmio no leilão primário tende a cair”, destacou o diretor.

Ele informou que o módulo de negociação e especificação do sistema entra em vigor em 5 de novembro. De acordo com ele, a conversa da plataforma Selic com outras plataformas, o que ele chamou de conformidade, entra em vigor no primeiro semestre de 2013.

“A plataforma será aberta e não temos intenção de ser concorrentes de plataformas já existentes”, afirmou. “Agora, o principal desafio na evolução da negociação dos títulos públicos é torná-la mais eficiente, simples e integrada.”

Outro desafio, afirmou, é aprimorar a “tempestividade”. “Não adianta fazer a operação às 10 horas e registrar às 17 horas. Buscar a tempestividade é chave para que o preço on-line [do título] se reflita para o institucional”, disse Mendes. O diretor do BC participou nesta terça-feira do lançamento da plataforma de negociação eletrônica Selic, em evento realizado pela Anbima em São Paulo.

Fonte: Agencia Estado

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.