5 indicadores para gestão do estoque de seu pequeno negócio
Muitos pensam que boa parte da energia de gestão de uma loja está nas vendas e acabam se esquecendo de algo fundamental que é a administração do estoque. Mas de que forma analisar o estoque e saber ajustar os pedidos e ao mesmo tempo melhorar o faturamento sem impactar no fluxo de caixa?
Não existe uma formula mágica mas o acompanhamento de alguns indicadores é fundamental para tomadas de decisão. Tenho usado principalmente os seguintes indicadores:
- Pedidos – Mantenha a carteira atualizada de pedidos – O produto certo na hora certa. Ninguém quer “pão velho”!
- Pedidos Cancelados – Produtos podem ter problemas de produção e deixarem de ser produzidos. Eles podem impactar no resultado de sua loja.
- Status de Entrega – Muitas vezes você está longe de seu fornecedor e você depende da ação de uma transportadora. Fazer follow-up das atividades desta transportadora é fundamental.
- Estoque – Números de modelos que está trabalhando, quantos SKU tem em estoque e volume de produtos
- Vendas – Vendas por modelos, relação de peças por atendimento e relação de venda por categoria
Ao utilizar estes dados pode ser feita uma análise que avalie:
- Estoque Médio
- Cobertura do Estoque
- Ponto de Pedido
- Necessidade de produto (negativa ou positiva)
Ao analisar continuamente estes números você mesmo irá identificar lacunas e oportunidades para alavancar suas vendas. Estas informações na mão e um ouvido apurado para identificar as demandas dos clientes podem transformar seu negócio.