Ministério quer impor limites para sistema de pagamento por celular
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, informou que pretende estabelecer limite de valor para a fase inicial de implementação do novo serviço de pagamento pelo aparelho celular, conhecido internacionalmente por Mobile Payment (M-Payment). A solução tecnológica e regras ainda estão sendo estudadas pelo governo.
“Queremos fixar um teto para pagamento. À medida que tivermos certos da segurança poderá ter um aumento escalonado deste limite”, afirmou o ministro que esteve reunido na tarde desta terça-feira para tratar do assunto com o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. O valor do teto ainda não foi definido.
Existem dois modelos básicos que o governo brasileiro avalia. O primeiro exige que o consumidor tenha uma conta em banco para realizar a compra em débito ou cartão de crédito. No segundo, a operação de pagamento, especialmente com valores baixos, é feita pelo celular com o desconto direto na fatura ou no crédito de celular pré-pago.
O ministro disse que a tecnologia é difundida em vários países, mas o governo tem acompanhado principalmente a experiência no Quênia. “É um país com deficiências importantes em algumas áreas e as pessoas conseguem fazer o uso [do M-Payment]. Lá o sistema resultou de fato na inclusão das pessoas, que nós estamos buscando”, afirmou Bernardo.
Fonte: Rafael Bitencourt | Valor Economico