Notícias

Maioria dos inadimplentes desconhece juros do cartão, diz estudo

Cerca de 85% dos consumidores inadimplentes não sabem qual é a taxa de juros de seu cartão de crédito, mostra estudo do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), divulgado nesta sexta-feira (21).

O número de inadimplentes que possui dívidas no cartão é de 38%. Desses, 82% afirmam estar com as contas há mais de 90 dias atrasadas. O problema, segundo o SPC, são justamente as altas taxas de juros pagas por causa dos atrasos.

Dos inadimplentes, 24% optam pelo “crédito rotativo”, quando o endividado paga apenas a fatura mínima, geralmente de 20%. O restante, acrescido de juros, é cobrado na fatura seguinte. Dos adimplentes, 93% conseguem pagar 100% das faturas na data do vencimento.

O SPC orienta que o inadimplente pesquise as opções de taxas. Segundo o instituto, muitas vezes é preferível que o consumidor adquira um empréstimo bancário com o intuito de quitar sua dívida no cartão.

Ana Paula Bastos, economista da SPC, afirma que o cartão de crédito é um facilitador para o consumo, porque permite que se compre mesmo quando o comprador não dispõe do dinheiro. Mas, muitas vezes, as pessoas acabam gastando mais do que possuem, o que explica os altos níveis de endividamento.

Fonte: Folha de S.Paulo

Leia mais em: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1204961-maioria-dos-inadimplentes-desconhece-juros-do-cartao-diz-estudo.shtml

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.